História e Epistemologia da Matemática

Organizadores:
Ligia Sad (IFES)
Bernadete Morey (UFRN)

Na busca pela compreensão das ciências, entre elas, a matemática, o ato de conhecer e o seu produto como conhecimento são protagonizados e considerados não mais como descoberta, mas como um ato criativo que integra a explicação no amalgama entre sujeito, objeto e contexto cultural. Estes se constituem mutuamente e, uma vez criados e trabalhados, são um emaranhado coletivo de crenças, valores, significados e justificações do que observamos, estudamos e/ou elaboramos na confluência histórica e atual.

Os objetos matemáticos produzidos ao longo das atividades reflexivas (psicocognitivas) humanas foram historicamente abordados de acordo com a prática social e artefatos mediadores de cada cultura. Desse modo, as escolhas feitas nas transformações de objetos e relações observadas no transcorrer da História da Matemática podem ser valiosas fontes para o trabalho de pesquisadores e professores de matemática.

Nesse sentido, trabalhos advindos da prática de professores e de pesquisas têm, aos poucos, modos variados de incorporar a história no ensino da matemática escolar ou acadêmica, admitindo as diversificações e descontinuidades geradas e geradoras das práticas matemáticas historicamente desenvolvidas.

É pertinente, por exemplo, questionar com que finalidade e qual utilização da História da Matemática serão exploradas ao abordar um tema ou assunto matemático em sala de aula, pois isso poderá confluir para a potencialização ou aprofundamento do pensar matemático do aprendiz. Ao mesmo tempo, tem grande chance de interferir ou reforçar o tipo de matemática que estamos a ajudar a constituir.

A matemática será assim vista em natureza plural – produto humano de diversificados fazeres, na busca de soluções de determinadas problematizações em cada contexto – abrindo oportunidade a questionamentos sobre as características da Matemática que utilizamos, com linguagem, formalização e sistematizações definidas, mas aptas a sofrerem modificações.

O Simpósio Temático n.6, História e Epistemologia da Matemática, se propõe a ser um espaço para a apresentação e problematização de pesquisas e/ou trabalhos científicos que abordem:
  • Análise de conceitos matemáticos;
  • Formas de produção de saberes matemáticos;
  • Criação matemática a partir dos contextos da prática cultural.
  • São pertinentes também os trabalhos que, além de discutirem um ou alguns dos aspectos supracitados, envolvem possibilidades pedagógicas do uso da História da Matemática para o ensino e aprendizagem da matemática e ou de outras ciências.